Blog Gestão Hoteleira

5 dicas para melhorar o atendimento em hotéis!

novembro 28, 2018
atendimento em hotéis
Tempo de leitura 3 min

Poucos pontos comprometem tanto a experiência do cliente do que o atendimento em hotéis. O contato com os sistemas e profissionais da empresa é determinante para a satisfação das demandas dos hóspedes.

Não por acaso, os empreendimentos mais bem-sucedidos investem em pesquisas de satisfação e em treinamento dos colaboradores. É fundamental identificar erros e contar com equipes qualificadas para oferecer um serviço satisfatório aos contrantes.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para melhorar o atendimento e receber feedbacks positivos dos hóspedes. Continue lendo e promova melhorias importantes no seu hotel!

1. Faça contato visual com os hóspedes

Ao orientar as equipes, devemos reforçar a importância de estabelecer um vínculo de confiança com o cliente, principalmente diante de reclamações quanto à qualidade dos serviços prestados.

Entre os elementos que geram essa confiança, está o contato visual. Afinal, quando uma pessoa desvia o olhar, logo pensamos que ela perdeu o interesse ou quer esconder algo, não é mesmo?

2. Desenvolva empatia nas equipes

Outro ponto a ser enfatizado nos treinamentos de atendimento em hotéis é a capacidade de pensar a questão sobre a perspectiva do cliente. Afinal, como os hóspedes constroem expectativas sobre a estadia no hotel, entender o ponto de vista de quem está do outro lado é essencial para atender bem.

Normalmente, isso demandará a capacidade de realizar boas perguntas e escutar atentamente as demandas, bem como imaginar a jornada aos olhos do contratante em todas as suas interações com a empresa.

3. Utilize um sistema de reservas eficiente

Uma terceira forma de oferecer um bom atendimento é atacar o principal foco de insatisfação dos clientes: a ocorrência de erros em reservas. Se após escolher e se planejar, o hóspede não encontra o quarto disponível, dificilmente o hotel conseguirá reverter o quadro.

A boa notícia é que, atualmente, podemos contar com soluções digitais para integrar as vagas oferecidas em sites parceiros, a ocupação dos quartos e os pedidos de reserva. Assim, o agendamento só estará disponível se, de fato, houver a possibilidade de receber o interessado.

4. Invista na presença online

A abertura de novos canais de comunicação e a ampla disponibilização de informações sobre os serviços da empresa também contribui para a melhoria do atendimento. Isso porque as mídias digitais permitem coletar feedbacks e falar de uma forma mais próxima com nossos clientes.

Então, é importante construir um site responsivo, de preferência, e ser ativo nas redes sociais da empresa, além de criar vias de relacionamento, como aplicativos de mensagens, chat e e-mail.

5. Implemente mudanças pós-feedbacks

As pesquisas de satisfação, reclamações e demais feedbacks precisam, de fato, influenciar as decisões da empresa. Não se trata de algo meramente formal, mas de promover a melhoria constante dos produtos e serviços.

Além disso, ao implementar mudanças, precisamos chamar a atenção dos clientes para as novidades. Por si só, quando as pessoas percebem que são ouvidas, elas tendem a desenvolver uma relação mais próxima com a empresa.

Então, ao pensar o atendimento em hotéis, faça com que cada mudança seja sentida. E, logicamente, busque sempre a qualificação das equipes e a melhoria dos processos com as demais dicas.

Gostou do conteúdo? No seu dia a dia, você utiliza alguma dessas práticas? Faça um comentário no post e compartilhe sua experiência de gestão hoteleira conosco!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário