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Confira 7 estratégias de como fidelizar clientes em um hotel

dezembro 11, 2018
Tempo de leitura 3 min

Devido à grande concorrência do setor, fidelizar clientes em um hotel pode representar um verdadeiro desafio para os gerentes. Afinal, a todo momento, os concorrentes podem vir com novas estratégias para atrair até mesmo pessoas já satisfeitas com nossos serviços.

Por isso, assim como em um jogo de xadrez, precisamos tomar providências para melhorar nosso posicionamento, sempre de olhos bem abertos para os movimentos dos competidores.

Então, se você quer garantir que os hóspedes permanentemente voltem a fazer negócios com a sua empresa, confira nossas 7 dicas para fidelizar clientes e coloque-as em prática no dia a dia!

1. Conheça o público do hotel

Mapeie quais são os principais atrativos da sua região. Sua cidade é um polo de negócios? Uma área turística? Uma parada obrigatória? Por que as pessoas visitam a localidade?

A partir disso, pense os serviços considerando o perfil do consumidor. Essa aderência será um passo importante para atender com qualidade e iniciar o processo de fidelização.

2. Trabalhe com reservas online

Disponibilize um serviço ágil e confiável de reservas online. Isso porque, cada vez mais, o hábito das pessoas é resolver seus problemas pela internet de forma autônoma.

Logo, quando oferecemos apenas o telefone, dificultamos o retorno aos nossos serviços, enquanto um concorrente pode atuar em sentido contrário. Assim, há uma brecha para perdermos nossos contratantes.

3. Tenha um bom site

Crie uma página online que não só forneça todas as informações necessárias para contratação dos serviços, mas que seja amigável ao usuário. E lembre-se: o site deve criar facilidades para os futuros hóspedes, não obstáculos.

4. Foque no atendimento

Capacite os colaboradores para que o hotel seja reconhecido pelo seu bom atendimento. Quando os clientes são recebidos com empatia, proatividade e atenção às demandas, mesmo os imprevistos não estragarão as experiências da viagem.

5. Incentive o feedback

Ouça os hóspedes para aprimorar os serviços de maneira contínua. O ideal é ir além dos feedbacks de sites de viagens e de reservas: devemos criar os próprios canais de interação com os consumidores, como redes sociais, e-mail e caixa de sugestões. Assim, entenderemos as deficiências e as oportunidades de melhoria dos serviços.

6. Ofereça um cartão fidelidade

Disponibilize benefícios exclusivos para os clientes recorrentes, como descontos, premiações, brindes e serviços. Para tanto, é interessante criar um cartão fidelidade por meio do qual o hóspede possa somar pontos com a estadia e realizar a troca pelos itens promocionais.

7. Tenha diferenciais em relação aos concorrentes

Invista em parcerias, criação de uma identidade e outros elementos que destaquem o hotel dos concorrentes. Afinal, se todos os serviços forem iguais, não haverá nenhuma diferença entre voltar a fazer negócios e se hospedar em outro estabelecimento.

Nesse sentido, o segredo pode estar na imersão cultural, nos profissionais com qualificação acima da média, na cozinha, nos eventos exclusivos, nas promoções. Enfim, pense em como ser diferente.

Sendo assim, agora que você já domina um pouco mais sobre a arte de fidelizar clientes em um hotel, coloque esta e as demais dicas em prática. Quanto antes você experimentar, mais rapidamente surgirão os primeiros resultados.

Para finalizar, outra dica importante: saber a diferença entre fidelização e satisfação do cliente. Leia nosso artigo sobre o tema e fique ainda mais preparado para proteger os seus clientes dos olhos atentos da concorrência!

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