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Indicadores hoteleiros: qual a importância deles para tomada de decisões?

dezembro 15, 2018
Tempo de leitura 4 min

O ciclo de desenvolvimento de uma empresa depende do planejamento, da execução dos processos, do acompanhamento dos resultados e das medidas de correção. Esse é o caminho para melhorar continuamente o desempenho de qualquer negócio. Na gestão de hotéis não é diferente. O crescimento só é possível quando os pontos de partida e de chegada são bem definidos. É por isso que os indicadores hoteleiros são tão importantes.

Indicadores hoteleiros são as ferramentas usadas para avaliar o desempenho do negócio. Eles podem ser aplicados para verificar o resultado financeiro, operacional, dos recursos humanos e de satisfação entre clientes. Para os gestores, essas métricas cumprem uma função estratégica, pois serão fundamentais na tomada de decisões, no controle dos processos e na melhoria do atendimento em hotéis, tornando a gestão mais eficiente.

Neste artigo, vamos explicar quais são os principais indicadores hoteleiros e como eles devem ser calculados. Confira!

Taxa de ocupação

A taxa de ocupação representa o percentual de quartos ocupados em um determinado período. Por meio desse indicador, é possível identificar o desempenho em diferentes períodos, o que será fundamental para a definição de estratégias promocionais. O cálculo a ser aplicado é o seguinte.

Taxa de ocupação (%) = quartos ocupados / quartos disponíveis / período (em dias) x 100

Considere o exemplo de um hotel com 120 quartos que registrou 2.500 diárias no mês:

Taxa de ocupação (%) = 2.500 / 120 / 30 x 100

Taxa de ocupação = 69,44%

Índice de penetração de mercado (MPI)

O MPI (sigla para Market Penetration Index) é usado para identificar o desempenho de um hotel em comparação ao mercado. Essa análise é feita com base na taxa de ocupação.

MPI = taxa de ocupação / taxa de ocupação do mercado

Considere que a taxa média de ocupação do mercado seja de 65,54%. Um hotel com ocupação de 69,44% obterá o seguinte índice:

MPI = 69,44 / 65,54

MPI = 1,06

Resultados superiores a 1 indicam que a performance é mais alta que a média do mercado. Quanto mais elevado for o índice, melhor é o desempenho.

Receita gerada por reserva (MCPB)

Marketing cost per booking (MCPB) é o indicador que representa a receita gerada por reserva. Ele serve, sobretudo, para avaliar o desempenho dos investimentos feitos em diferentes canais de reserva, indicando os melhores sistemas de reservas de hotel e também qual é o custo do investimento por canal.

Para calcular o MCPB, a seguinte fórmula deve ser aplicada.

MCPB = valor gasto com o canal de vendas / número de reservas feito pelo canal

Imagine que um hotel tenha investido R$ 3.000,00 na parceria com agências de viagens online durante um mês. Nesse período, conseguiu 48 reservas por esse canal. Veja o cálculo:

MCPB = 3.000 / 48

MCPB = R$ 62,50

Diária média

A diária média é o indicador que revela qual é a receita média gerada por diária. Esse cálculo é usado em diferentes análises, como lucratividade do hotel, comparações de preços com os concorrentes e estratégias de precificação. A fórmula para calculá-lo é a que segue.

Diária média = receita total do período / diárias vendidas no período

Dessa forma, um hotel com faturamento de R$ 900 mil no mês que tenha comercializado 6 mil diárias tem uma diária média de R$ 150,00.

Returno sobre o investimento (ROI)

O ROI (sigla para Return on Investment) é usado para avaliar o retorno sobre qualquer investimento realizado, uma importante referência para a gestão financeira. Confira a fórmula!

ROI (%) = lucro líquido – valor investido / valor investido × 100

Podemos usar como exemplo o resultado obtido anteriormente para o MCPB. Como verificamos, o hotel investiu R$ 3.000,00 no canal do parceiro e conseguiu 48 reservas. Se cada reserva feita gerou um lucro líquido de R$ 100,00, temos a seguinte situação:

ROI = 4.800 – 3.000 / 3.000 x 100

ROI = 60%

Ou seja, para cada R$ 1,00 investido, o hotel obteve um lucro de R$ 0,60.

Combinar diferentes indicadores hoteleiros é uma forma de ter uma visão diferente sobre um mesmo aspecto. Analise quais são os métodos mais eficientes para o seu negócio.

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