Conheça 5 principais tendências da hotelaria 2019

fevereiro 7, 2019
Tempo de leitura 3 min

O ano começou e as tendências da hotelaria 2019 já devem estar em seus planos, não é mesmo? Afinal, acompanhar as novidades do mercado e as mudanças no comportamento do turista é uma ação fundamental para continuar oferecendo serviços relevantes aos seus hóspedes.

Para ajudá-lo nessa pesquisa, separamos algumas das principais tendências que devem ser implementadas em seu hotel, caso você ainda não tenha feito isso! Confira quais serão as 5 principais tendências da hotelaria 2019!

1. Reservas antecipadas

Se há uma coisa que nenhuma das crises econômicas pelas quais o país tem passado pelos últimos anos mudou foi a quantidade de viagens realizadas pelas pessoas. Pelo contrário, é crescente a movimentação de turistas, o que tem feito as taxas de ocupação em alguns destinos serem cada vez maiores.

Por isso, elaborar políticas de antecipação de reservas vantajosas para o hóspede tem sido um dos desafios das empresas do setor. A internet é o canal mais apropriado para esse tipo de ação, em especial porque a maioria dos viajantes (mais de 90%, segundo o Google) usa dispositivos, como smartphones e computadores, para planejar seus passeios.

2. Políticas de cancelamento

A flexibilidade é uma forte tendência para o setor de hotelaria 2019 a fim de atender à demanda dos seus clientes. Com ela, vem a necessidade de criação de políticas claras e facilitadas para o cancelamento de reservas.

Algumas redes já oferecem a chance de cancelamento gratuito até dois dias antes da data da reserva, o que gera simpatia com o cliente. Além disso, abre a oportunidade de criar uma relação saudável com o hóspede, que pode voltar a procurar a sua empresa em outro momento.

3. Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são um grande diferencial para o setor de hotelaria e a tendência é de que haja a consolidação deles no segmento a partir de 2019. Eles aproximam o turista da empresa e, em longo prazo, diminuem os custos de captação de clientes. Além disso, são uma grande oportunidade de construir um banco de dados atualizado constantemente sobre os seus hóspedes.

4. Uso de tecnologias

Ao falar em tendências da hotelaria, não poderíamos deixar de fora o setor de inovação e tecnologia. Com o crescente uso da internet para o planejamento e o processo de compra das viagens, sua empresa deve manter-se sempre visível para seus clientes. Ademais, deve usar canais de comunicação abertos aos consumidores no turismo.

Ofertas personalizadas

Considerando o acesso cada vez maior a dispositivos, como smartphones e tablets, o uso de aplicativos que permitem o envio de promoções personalizadas a cada segmento de hóspedes deve ajudar na criação de estratégias mais acertadas de comunicação.

Chatbots

Estar disponível 24 horas para o cliente, com agilidade e possibilidade de esclarecer todas as dúvidas, faz do uso de chatbot uma das melhores ferramentas de interação com o consumidor no turismo. Aposte na inteligência artificial para oferecer a melhor experiência ao seu hóspede.

5. Simplicidade e valorização da cultura local

Tanto na decoração dos ambientes quanto na preparação dos pratos servidos no restaurante do hotel, é cada vez maior a busca por experiências que aproximem o turista da cultura do local em que o empreendimento está inserido. Portanto, é preciso apostar na gastronomia da região.

Além disso, os designers devem buscar a simplicidade e a sensação de personalização na criação dos ambientes para receber os hóspedes. O uso de artesanato local, por exemplo, é uma boa forma de alcançar esse objetivo.

Deu para perceber que a experiência do viajante é o foco das tendências da hotelaria 2019, tanto na área de atendimento quanto nos investimentos em decoração e serviços prestados. Observar essa movimentação do mercado e manter uma pesquisa constante dos hábitos do seu consumidor ajudará a manter o seu hotel entre os preferidos dos turistas.

Gostou deste artigo? Siga as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn para ficar por dentro dos assuntos mais relevantes para o setor!

Sem comentários

Deixe um comentário